quarta-feira, 27 de abril de 2011

Violência no Namoro

      Num namoro violento são ocorrentes episódios violentos, tais como:
§  Uso intencional da força;
§  Poder de controlo sobre o outro causando um sofrimento físico, psicológico e/ou social;

Muitos jovens não entendem que a violência num relacionamento não é aceitável, chegando a permitir e a desculpa-la porque acreditam que se tratou de um episódio pontual.
É importante distinguir um conflito de uma situação de violência, uma vez que esta tende a ocorrer de forma repetida e a agravar-se com o passar do tempo. É normal que num casal de namorados surjam conflitos, mas é importante diferenciá-los das situações violentas. É importante para os jovens terem uma relação saudável visto que proporciona ao adolescente estabilidade a nível emocional. Numa relação deste tipo, nenhum dos dois tem poder relativamente ao outro, e ambos mostram afecto, respeito e apoio mútuo. Os jovens não devem temer os conflitos, pois estes ajudam a construir/fortalecer uma relação saudável a dois. 


Porquê falar de violência no namoro?
Uma equipa de psicólogas da Universidade do Minho realizou vários estudos sobre esta temática, acabando por concluir que um em cada quatro jovens, entre os 15 e os 25 anos, manifestaram já ter sido vítimas de, pelo menos, um episódio de violência numa relação de namoro.

Metade das vítimas perdoa o agressor

 Uma investigadora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Suzana Lucas, realizou um estudo, segundo o qual revelava que “50% das vítimas de violência no namoro perdoa o agressor”.
         - O medo de represálias;
           - A convicção que a agressão foi um acto pontual;
                                    e
           - O outro vai mudar a sua conduta.
Constituem outros motivos que levam ao PERDÃO.

 Mitos & Realidades

 Muitos adolescentes aceitam estar em relações violentas, porque acreditam em alguns mitos, que condicionam os seus comportamentos e preferências, apesar de não corresponderem à realidade.
Mito: “A violência no namoro não é uma situação comum nem séria.”
Realidade: A violência nas relações amorosas é um fenómeno emergente, não é apenas um problema dos adultos.


Mito: “É melhor estar numa relação violenta do que estar sozinho”
Realidade: Muitos jovens sujeitam-se a relações violentas só para mostrarem que têm namorado(a), uma vez que, existe muita pressão entre estes para se namorar. No entanto, este tipo de comportamentos significa anular-se a si próprio. Ou seja, cada pessoa tem a sua própria identidade independentemente de viver, ou não, uma relação amorosa. “Mais vale sozinho que mal acompanhado”

Sem comentários:

Enviar um comentário