quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ciclo da Violência Doméstica

Em muitas relações conjugais, a violência doméstica manifesta-se de forma circular que se repete ao longo do tempo. Este sistema circular apresenta, normalmente, três fases:

1º Fase:
A tensão do agressor/a aumenta por diversas razões do quotidiano. O/A agressor/a torna-se bastante violento, agredindo verbalmente, emocionalmente e/ou fisicamente a vítima, culpabilizando-a pela situação.

2º Fase:
As agressões tornam-se mais frequentes, portanto o grau de violência aumenta.

3º Fase:
O/A agressor/a mostra-se arrependido e promete que a situação não se tornará a repetir.


À medida que um casal se sujeita continuamente ao ciclo da violência doméstica, este vai sofrendo algumas alterações, tais como: 
  •  As fases de tensão e de Lua-de-mel tornam-se cada vez mais curtas, enquanto a 2ª fase torna-se mais frequente.
  • Com o tempo, as agressões são cada vez mais violentas, e em situações limite, o fim destes episódios poderá ser o homicídio.
Apenas o/a agressor/a poderá colocar um ponto final na situação de violência!

    1 comentário:

    1. Boa noite, parabéns pela iniciativa de divulgarem um tema tão importante como o da violência doméstica. Gostaria apenas de fazer uma correcção, não apenas o agressor poderá colocar fim ao ciclo da violência, a vítima também o poderá e deverá fazer, nomeadamente fazendo queixa do agressor e apoiando-se em instituições de apoio à vítima de crime de violência. Estas instituições (por ex. APAV)apoiam a vítima no processo a vários níveis: jurídico, psicológico e social promovendo e capacitando na resolução do seu problema.
      Com os melhores cumprimentos,
      Isabel Macieira,
      (Psicóloga)

      ResponderEliminar